O que é Coaching?
Coaching é um processo de desenvolvimento de competências comportamentais (atitudes) voltado para vida profissional, pessoal ou grupal nos diversos ambientes organizacionais, sociais ou familiares.
- Comportamentos que as pessoas precisam ter para atingir seus objetivos.
- Desenvolvimento muscular – músculos comportamentais.
- Esse processo vem ganhando popularidade, pois tem sido uma das formas com relação custo benefício mais positiva de tornar as pessoas / grupos mais eficientes/eficazes com resultados imediatos ou a curto prazo.
Qual a diferença entre Coaching, Coach e Coachee?
A palavra coaching (treinamento) foi usada originalmente nos esportes para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a treinar e a melhorar seu desempenho. Desde então, a ideia se espalhou a todos os outros campos da vida.
COACHING - o processo
COACH – o facilitador
COACHEE - o cliente, quem participa do processo
O Coaching é diferente de Terapia e Aconselhamento?
- O aconselhamento e a terapia são remédios para os problemas de uma pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento porque se sente insatisfeito com a sua vida e quer um alívio para seus sintomas físicos e/ou psicológicos. Quer mais se livrar da dor ou desconforto que sentem do que se preparar para atingir objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento tentam, muitas vezes, entender o passado e o que deu errado na vida do paciente para melhorá-la no presente.
- O Coaching concentra-se no presente e no futuro.
O Coaching é diferente do treinamento e do ensino?
- O treinamento e o ensino envolvem a transferência de habilidades e conhecimentos de uma pessoa para outra. O treinador ou professor são os especialistas no assunto.
- No coaching isso não acontece porque o Coach não é um especialista. O Processo Coaching não dá as respostas, mas faz as perguntas.
- O Coaching explora o presente e planeja o futuro do cliente. O cliente (coachee) aprende no processo, mas o Coach não ensina diretamente.
Por que o Coaching está ficando tão popular?
- O Coaching está ganhando popularidade nos negócios porque é uma das formas com uma relação custo-benefício mais positiva de tornar pessoas e organizações mais eficientes.
- O Coaching também demonstra o compromisso da organização com o pessoal, evitando custos desnecessários com retreinamento, além de reter o talento.
- Está ficando cada vez mais popular porque, de maneira geral, hoje em dia, as pessoas esperam ser capazes de fazer mais e melhores coisas e satisfazer os seus sonhos e objetivos.
- Um Coach é capaz de ajudar em tudo isso, por ser um profissional comprometido com o progresso e bem-estar do cliente.
Quais são os diferentes tipos de Coaching?
- Para conhecer os diferentes tipos de coaching, clique AQUI.
Quais são os benefícios do Coaching para o indivíduo e para as organizações ?
- Os objetivos de vida dos indivíduos ficarão mais claros, por isso tentarão alcançá-los com mais energia, porque eliminaram os obstáculos que os impediam. Eles serão mais eficientes e capacitados em seu trabalho e terão melhores resultados.
- Para as Organizações, é um investimento que produz um alto desempenho, a longo prazo com resultados(retorno) imediatos. É uma evidência do compromisso de uma organização com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para o aprendizado organizacional.
Qual a filosofia básica do Coaching?
- Todos os seres humanos sonham com a possibilidade de satisfação plena e merecem a oportunidade de o fazer da melhor forma possível.
- As pessoas criam a sua própria experiência de vida e o Coach pode ajudá-las a criar o que realmente querem.
- A compreensão intelectual não é suficiente. Uma mudança requer uma ação.
- O fracasso é algo que não existe. Se você não consegue o que quer, você encontra uma outra maneira de viabilizar ou chegar lá.
- Fracasso é apenas uma maneira a curto prazo de dizer que você não conseguiu alcançar o que queria, ainda.
Quais as competências essenciais para o Coach?
- Atuar dentro de parâmetros éticos e acordos pré-estabelecidos.
- Criar uma relação de envolvimento e colaboração.
- Saber ouvir, perguntar e ter uma comunicação clara e objetiva.
- Atuar como um facilitador do resultado – ajudar a estabelecer estratégias, planos de ação, definição de metas e processo de acompanhamento.
- Entender o contexto de negócios e a cultura corporativa na qual o coachee está inserido.
Como reconhecer um bom Coach?
- Ele aceita o cliente como é e o escuta sempre com atenção.
- Ele focaliza a intenção do cliente e dá prioridade à ação.
- Lida com a realidade e tem energia e disposição para alterá-la.
- É comprometido com o cliente, sem lhe tirar o poder de decisão e sem competir com ele ou tentar superá-lo.
- Diante dos erros, não acusa, mas analisa. Vê o erro como chance de aprender.